terça-feira, 30 de novembro de 2010

Nossos gigantes

Poderia citar aqui vários atletas como o goleiro Zé Carlos que chegou sob muita desconfiança da torcida mas que com grandes atuações, raça e liderança no grupo aos poucos foi ganhando o respeito da torcida e na fase mais complicada acabou se destacando e agora todos querem a sua permanência. Ou o Renan que apesar de falhar em alguns jogos e ter ficado com "o seu na reta" na fase ruim, ainda é jovem mas já mostrou muita qualidade e quando esteve no banco chegava a correr atrás da bola com os gandulas para agilizar o jogo, e agora, quando foi exigido novamente, teve boas atuações.
Batista foi outro que andou esquecido mas na hora do pega pra capar não fugiu da briga e sua entrada foi determinante para mudança de postura e atitude do time. Foi o capitão do acesso e não se omitiria neste momento difícil. Esteve mal em alguns momentos do campeonato mas quando foi preciso ele mostrou que tem futebol. O Émerson Nunes foi outro gigante, sempre seguro, sério e ganhou a posição que já era praticamente garantida do Rafael. O Rafael sofre com problemas de lesão, mas quando está em campo mostra a famosa raça que é marca registrada. Atravessando o campo de joelhos juntamente com o Émerson e o Patric mostrou o quanto ama este clube.
O Patric é outro que encarnou a raça AVAIANA, correndo o campo todo, disputando cada bola, dando o sangue pelo time. Nos momentos mais difíceis, nas horas que praticamente todo o time ia mal, o Patric sempre era elogiado pela torcida.
Mas a minha intenção nesta postagem é de falar dos nossos dois maiores gigantes: Caio e Émerson. O Caio começou o campeonato de forma arrasadora, sempre foi nossa válvula de escape no meio-de-campo e chegou-se a falar da tal Caiodependência. Machucou-se e não voltou tão bem pois ele depende muito da sua condição física já que não tem muita força. Fez um bom campeonato, mas na partida decisiva ele foi simplesmente brilhante, fazendo os 3 gols da nossa virada e jogando muita bola. É a prioridade da diretoria para renovar seu contrato, vou ficar torcendo para que renove o quanto antes.
E finalmente, mas não menos importante muito pelo contrário, o nosso capitão, o mais regular, o mais identificado, com um caráter imenso e que sempre demonstrou o amor que nutre pelo clube, o nosso zagueirão artilheiro Émerson. Diz a lenda que Santos e Palmeiras já sondaram o nosso capitão, e se for o caso dele sair, sairia com o dever totalmente cumprido, mas em entrevista ele disse que tem contrato até 2012 e que quer ficar, torço muito por isto. No desespero, por amor ao clube chegou a fazer promessa e foi só o juiz apitar o final do jogo e ele foi pagar. A Kátia já lançou uma campanha para que ele permaneça no AVAÍ e eu apoio totalmente. Já falei isto e repito, se tem um jogador hoje que podemos chamar de ídolo, este jogador é o Émerson. Fica Émerson.

Escapamos!

Ufa, finalmente acabou o sofrimento. Oh aninho difícil. Mas conseguimos alcançar nosso primeiro objetivo que era permanecer. Em termos de permanência não importa a forma como foi alcançada, se com sobras ou no sofrimento, e este ano não tivemos nenhuma sobra, nenhuma gordurinha para queimar nesta fase final da competição; o que importa é que ficamos.
Mas por outro lado tem vários outros aspectos como o relacionamento com o torcedor, os erros cometidos com o desmonte e a re-montagem do time, além de vários outros pontos. A verdade é que o AVAÍ errou muuuuuito mais do que acertou neste ano e no final quem conseguiu segurar o time foi a torcida e alguns jogadores que mostraram que tem a cara do AVAÍ como Émerson, Caio, Patric, Batista, Zé Carlos, Émerson Nunes, Rafael, e mais alguns. Destes que chamaram a responsabilidade no final eu incluo o Rudnei que mesmo com seu histórico, com suas dificuldades e limitações, nunca se omitiu, cansava pois corria muito na marcação e sempre mostrou muita raça, tanto que conseguiu conquistar a confiança da maioria da torcida, inclusive daqueles que tem restrições a atletas que passaram pela cacalhada, e eu me incluo neste grupo.
Outro que sempre foi muito contestado foi o Bruno, que parece que tem piava na cabeça e exagera um pouco nas suas "faltinhas", mas quando precisou dele ele deu conta do recado, muitas vezes jogando improvisado na zaga para dar sua contribuição. Lembrando que o Bruno estava naquele grupo que subiu em 2008 e sabia da importância da nossa permanência.
É certo que o time passará por modificações, e isto é realmente necessário pois muitos ali não mostraram comprometimento e num time não basta ter qualidade, precisa ter vontade e comprometimento, principalmente no AVAÍ que a torcida leva muito em consideração esta vontade de vencer. Eu gostaria que alguns jogadores permanecessem, principalmente os citados, mas agora vem as negociações e poderemos perder alguns destes atletas. Vamos aguardar para ver o desfecho desta história.
Mas o momento é de comemorar a nossa permanência e pagar as promessas e dívidas contraídas nesta fase final, o que não pode é deixar para pagar premiação 10 anos depois.
Onde tem "A" tem AVAÍ.

sábado, 27 de novembro de 2010

Nós somos “o” Avaí.

Recebi um comentário do Maurício Gil que traduz exatamente o espírito que teremos que ter amanhã e sou obrigado a transcrevê-lo aqui.

É domingo!
Estejamos preparados para o nosso compromisso.
Domingo é o dia da redenção avaiana.
Domingo, mesmo se o dia se levantar nublado, faremos com que o céu fique de um azul incomensurável.
Domingo acordaremos mais avaianos, e faremos do caminho até a Ressacada o nosso Compostela.
Domingo o Avaí tem de ser o Avaí como nunca o foi.
Domingo, àqueles que acreditam e aos que não acreditam, peço atenção aos rituais: o mesmo calçado, a mesma camisa, os mesmos gestos, a rotina divina de um dia de glórias. Não tentemos enganar os deuses do futebol, eles nos espreitam.
Domingo, aos crentes, aos de fé – e aos ateus até, a prece salvadora, balbuciada para nós, baixinho.
Domingo, o Avaí precisará de nós como a criança com choro sentido do colo de mãe. Não faltaremos!
Domingo, a Ressacada será o Adolfo Konder, com toda a sua mística, com todo o peso de sua história, lembranças das tardes gloriosas na rua Bocaiúva.
Domingo, Adolfinho terá de defender como nunca.
Domingo, por Fateco e Diamantino, “no passarán”!
Domingo, contaremos com a lucidez de Zenon, com os dribles de Nizeta, de Ademir e de Lico, com a serenidade e a maestria de Veneza. E o bico providencial de Maneca.
Domingo precisaremos – e como – dos gols de Juti, de Toninho e de Lica.
Domingo não faltarão a garra de Saulzinho, Orivaldo e Cavallazi, o destemor de Rogério.
Domingo, cada um de nós avaianos se despirá de si para sermos um só, e em uníssono cantaremos a alegria de ser azul.
Domingo o dia precisará bem mais do que 24 horas, para caber todo o nosso orgulho e paixão.
Porque nós não somos simplesmente avaianos.
Nós somos “o” Avaí.

Maurício Gil - Floripa (SC)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Quem joga?

Bom, a rigor temos alguns desfalques que já deixaram de ser desfalques, como o Marcinho Guerreiro, Leandro Bonfim, Sandro, etc., pois estes já estão fora há muito tempo e dificilmente voltam ao time neste ano. Uma ausência que se repetirá também é do nosso goleiro Zé Carlos que também só voltará ano que vem, mas eu confio no Renan e não acredito que tenhamos problemas no gol. O Marcelinho continua com dor nas costas, e ele seria o meu preferido para jogar no ataque mas está muito dodoizinho pro meu gosto. Outro que está fora deste jogo e também do AVAÍ é o Roberto que, diz a lenda, está vendido para o Japão. E se está mesmo, que não jogue mais pois a vontade que ele mostrou no último jogo que atuou é irritante.
Teremos ainda os desfalques do Jéferson e do Diogo Orlando, suspensos. Por outro lado corríamos o risco de perder também o Robinho e o Émerson qu foram julgados e liberados para o jogo. O Robinho pode entrar, apesar de eu achar que o Davi deveria ser mantido pois foi bem no último jogo, já o Émerson é um reforço significante já que considero como o melhor jogador AVAIANO deste campeonato, e certamente é um dos mais comprometidos com o objetivo de nos livrar do rebaixamento, senão o mais comprometido.
Já do lado do Santos cogitou-se a possibilidade de dar férias antecipadas para o Neymar, mas o fominha quer jogar. Então tá. Quem está fora do jogo é o Marquinhos e o Edu Dracena, ídolo AVAIANO e o capitão do time respectivamente. O Marquinhos deve ter dado graças a Deus por não entrar nesta dividida pois jogando bem ou mal ele seria criticado por um lado ou por outro. Assim como foi contra o Inter e contra o Atlético-Go, teremos que jogar o que vínhamos jogando na nossa melhor fase no campeonato e com muita raça e dedicação. Não temos que nos preocupar com quem está no outro lado e sim em jogar o que o nosso time sabe e a torcida certamente será peça fundamental e poderá fazer a diferença como vem fazendo nos últimos jogos..

#ReageLeão

Mais um excelente vídeo produzido PELA TORCIDA AVAIANA e editado pelo Rafael Eleutério.
É de arrepiar. #ReageLeão, nosso lugar é na Série A.

FraZé

"O Brasil precisa explorar com urgência a sua riqueza; porque a pobreza já foi muito explorada."

Bom fim de semana a todos
Seu Zé

Uma questão de solidariedade masculina

Já passei por situação semelhante. Na final do estadual de 2009 contra a Chapecoense eu estava comemorando 1 ano de casado. Aproveitando o feriado de primeiro de maio combinamos com 3 casais de amigos e fomos fazer o Caminho dos Vinhos na Serra Gaúcha, afinal tínhamos que comemorar a data. Mas ao mesmo tempo eu não queria perder aquela decisão estadual tão esperada. Viajamos dia 01/05 e dia 03/05 cedinho saímos de lá com destino o Estádio da Ressacada. Sabíamos que pela BR-101 pegaríamos fila na Palhoça, então resolvemos vir pela Serra, via BR-282, num caminho muuuuuuito mais longo que parecia que não ia acabar nunca. Mas no final deu tudo certo, chegamos em cima do laço e perdemos os primeiros minutos. Quando entramos no estádio o AVAÍ tomou o gol mas com a força da torcida conseguimos reverter a situação.
Agora quem está nesta sinuca de bico é o Alexandre Mendonça, e ele precisa de uma mãozinha para Fofa assinar o alvará que o libera para comparecer ao jogo. É mais um fanático torcedor AVAIANO que está tentando superar "alguns obstáculos" para estar junto do Leão. Então estamos juntos na campanha "Libera, Fofa!"


Esta foto é da minha esposa Cíntia, a Fofa e meu filho Guilherme. Dia 28 de novembro, próximo domingo, completaremos 12 anos de casados, mas neste dia tem jogo na Ressacada. Sobre a importância do jogo não preciso dizer nada pra vocês, mas peço a ajuda para convencê-la a me liberar para o jogo mandando um e-mail para liberafofa@gmail.com
Isso pode fazer toda a diferença. Ela é professora do 1º Ano D (vespertino) no Colégio Catarinense. Se você a encontrar pessoalmente, interceda por mim. É lógico que ela não sabe que eu estou fazendo este pedido pra vocês, então, disfarcem. Valeu!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O "causo" dos Ingressos

Todo jogo decisivo é assim, o pessoal enlouquece atrás de ingressos, o time vende praticamente toda a carga colocada à venda e muitos acabam caindo nas mãos de cambistas. A ação desta raça ruim (os cambistas) já está, inclusive, tipificada como crime. Mas não tem jeito, jogo grande, shows, boas festas, sempre tem um istepô que dá um jeito, normalmente com a ajuda de alguém envolvido com o evento, de comprar ingressos a mais para ganhar alguns trocados.
E neste jogo de domingo não será diferente. A venda de ingressos começou um dia antes do normal e as informações vindas do clube são que praticamente não existem mais ingressos à disposição, o que quer dizer que muita gente vai ficar de fora deste jogo ou terá que se submeter aos valores praticados pelos cambistas.
Mas tem um problema a mais, geralmente esta raça não se contenta em vender ingressos verdadeiros com um certo ágio, eles vendem também muito ingresso falsificado. Não sei se confirmaram, mas no último jogo ouvi que teve gente que não pode entrar por portar ingressos falsos. Aí o prejuízo do torcedor é ainda maior.
No orkut já denunciaram a ação de cambistas e até uma situação bem inconveniente de um ponto de venda de ingressos que o Gérson e o Felipe colocaram em seus blogs. Portanto eu deixo um conselho, não compre ingresso de cambista, pois nesta situação só quem ganha é o próprio cambista e saem perdendo tanto o clube quanto o torcedor. Comprar de cambista é sempre um risco, além de você correr o risco de estar receptando produto falsificado e ter problemas ainda maiores.

A bola pune

O Palmeiras jogou com seu time reserva contra os Atléticos, Goianiense e Mineiro, nossos adversários diretos contra o rebaixamento, e acabou facilitando a vida deles. Perdeu as duas partidas.
Como AVAIANO não gostei da situação pois indiretamente fomos prejudicados já que os palmeirenses escolheram a Copa Sulamericana como prioridade por ser um caminho mais curto para a Libertadores da América.
Mas também não vou ser hipócrita de condenar o Palmeiras ou o seu técnico por privilegiar uma competição em detrimento da outra, esta é uma situação corriqueira no futebol, acontece tanto no início como no final dos campeonatos. Nós mesmos já fomos "beneficiados" (em termos) outrora pelo fato do adversário não jogar com a sua força máxima, poupando os principais jogadores para a competição que o clube considera como a principal no momento. Dois exemplos ocorreram no ano passado, quando jogamos contra os reservas do Cruzeiro e do Inter, ambos fora de casa, mas mesmo assim saímos derrotados haja visto a qualidade do grupo destes adversários.
Portanto considero normal esta atitude, apesar de me chatear por termos sido prejudicados. Mas isto não me tira o direito de ter torcido contra o Palmeiras ontem, e deu certo. Se pouparam, esqueceram a vaga do Brasileirão para Libertadores e agora foram eliminados da Sulamericana. Como diria o Muricy Ramalho, "a bola pune".

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Esta torcida é f*%$!

Domingo cheguei no estádio pouco mais de uma hora antes de começar o jogo e já tive que colocar o carro num lugar muito trancado pois onde eu sempre deixo já estava lotado. Só com isto já podia imaginar como estaria o nosso caldeirão. Quando entrei o Templo Azurra já estava praticamente lotado. Iniciou o jogo e não parava de entrar gente. Uma hora o Zé me chamou e mostrou a Costeirinha no setor H, completamente lotada. Pra onde se olhava era um mar de gente, a famosa "onda azul", preenchendo todos os espaços da Ressacada, o que inclui não só as cadeiras mas também escadas, parapeito e qualquer lugar que pudesse se ver o jogo.
Todo mundo que passava por mim falava a mesma coisa: "Que coisa linda. Que espetáculo. Como a Ressacada fica linda lotada". E eu respondia sempre a mesma coisa: "É lindo, é maravilhoso, mas não precisávamos esperar até agora para ver o estádio cheio assim". E não precisava mesmo, bastava um pouco de respeito ao torcedor.
Não precisávamos estar nesta situação delicada, precisando desesperadamente dos resultados para não correr o risco de sermos rebaixados, não precisava colocar ingressos a valores subsidiados para poder encher o estádio.
Muitas são as teorias do motivo que levou o AVAÍ à esta campanha pífia neste ano como o desmonte do grupo do ano passado, a liberação de jogadores importantes durante o ano, erro na contratação de jogadores, DM sempre lotado, corpo mole de alguns, mas pra mim o principal motivo para estarmos na situação que nos encontramos foi o clube ter dado as costas para torcida. Pô, muitas vezes tivemos times fracos e não passamos por uma situação tão delicada. Em 2007 tínhamos um time de merda e quando estávamos caindo para Série C quem foi que segurou o time? A torcida. Em 2008 o time era bom mas não era tão bom assim para ter sobrado na Série B, ficando invicto dentro dos nosso domínios. E mais uma vez foi a torcida que jogou junto e levou o time para Série A. Ano passado o time também era bom, mas foi a força da torcida que levou o time à 6ª colocação.
E neste ano, quando éramos para passar o ano inteiro em lua-de-mel torcida-time a diretoria resolve praticar valores impeditivos ao torcedor. Ano passado o ingresso já era caro mas a mensalidade tinha valores razoáveis e quem realmente ia se associava, este ano a mensalidade também passou a ser elitizada, o que correu com muita gente.
Mas o amor que o torcedor tem pelo clube é muito maior que tudo isto, e quando resolveram dar chance ao torcedor para salvar o time, este prontamente esqueceu tudo que foi feito para enxotá-lo do estádio e voltou firme e forte, sabendo da sua missão que é manter o AVAÍ no seu devido lugar que é a Série A. E nem preciso falar mais nada, os últimos jogos falam por si só, basta olhar a forma diferente que o time vem jogando, sempre com apoio incondicional da torcida que além dos jogos marca presença também em treinos para dar o carinho que os jogadores precisam.
Esta é a torcida do AVAÍ. Ouvi ou li esta frase em algum lugar ontem e sou obrigado a colocar aqui: "Florianópolis tem dois times, mas apenas uma torcida", e que não venham querer fazer comparações pois depois deste último final de semana chega a ser piada qualquer tipo de comparação. Se formos levar em consideração a diferença de mobilidade urbana entre o Sul da Ilha e o Estreito, aí fica impossível mesmo.



______________________________________________
As fotos peguei do site oficial, não sei se são da Jamira ou do Manoel Bento

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Tem que ser sofrido

Ontem o AVAÍ foi soberano durante os 90 minutos. Além dos três gols tivemos inúmeros outras chances, inclusive um pênati desperdiçado, enquanto que o Renan só apareceu umas duas vezes durante toda a partida.
Mas apesar da supremacia não conseguíamos ampliar o marcador, até que o Jéferson acertou dois chutaços e fechou o placar. Mas pro AVAÍ tem que ser sempre assim, sofrido, senão não é o AVAÍ.
Dos destaques cito mais uma vez a dupla de zaga que foi perfeita, Eltinho voltou a jogar o futebol de 2009 e Rudnei foi muito bem mais uma vez. Um que esteve irreconhecível foi o Davi. Estamos acostumados a ver um Davi relapso em campo, querendo inventar, mas ontem ele foi totalmente diferente, sempre ligado, apareceu bem para o jogo e deixou várias vezes os companheiros em condições de marcar, além de ajudar na marcação. Perdeu um gol feito por excesso de confiança mas ontem saiu no lucro.
Outro que merece elogios é o Batista. Como isse o Benazzi, ele estava esquecido no AVAÍ mas é um cara que ama este clube. Sempre achei injusto as vezes deixá-lo de fora até mesmo dos relacionados, pois mesmo não estando na sua melhor fase ele tem uma história no AVAÍ e participou daquela bela campanha do acesso. Coincidência ou não, foi só ele entrar no time que mudamos a forma de jogar e a atitude do grupo. Quando o Rivaldo foi negociado eu falei que a melhor opção para a função que ele estava exercendo era o Batista mas infelizmente o Delegado não viu desta forma.
Pra mim quem ficou um pouco abaixo dos demais foi o Caio e principalmente o Vandinho, que está passando por uma má fase.
A arbitragem foi normal e quem desequilibrou mais uma vez foi a torcida que foi mais uma vez o décimo segundo jogador e jogou junto com o time, e certamente repetirá a dose domingo que vem.
Mais um passo foi dado, vamos fazendo o nosso papel que aos poucos nos livraremos do fantasma do rebaixamento, e tenho esperanças que faremos isto já na próxima rodada. Não acredito que a torcida do Inter aceite duas derrotas seguidas em casa para times da zona da degola.

domingo, 21 de novembro de 2010

Jogo chave

O jogo de logo mais é aquele famoso jogo de seis pontos, um jogo chave que pode encaminhar nossa saída definitiva da zona de rebaixamento e com boas chances de escapar da degola já na próxima rodada.
A rodada começou muito boa. O Flamengo venceu o Guarani e praticamente o colocou na série B de 2011, com isto considero como 3 vagas preenchidas para o rebaixamento, Prudente, Goiás e Guarani, e a outra vaga acho que será do Vitória. Outro bom resultado foi a vitória do Grêmio sobre o Atlético-PR que deixa os paranaenses mais longe da vaga para Libertadores e podemos chegar na última rodada sem que eles tenham qualquer pretensão no campeonato.
A torcida deu o primeiro passo para uma boa vitória hoje, quase dois mil torcedores acompanharam o treino de ontem e incentivaram bastante o time, com batuque, bandeiras e muitos gritos de apoio. Estivemos lá e conferimos in loco e certamente esta demonstração de carinho terá reflexo no jogo de hoje.
Como já falamos durante a semana, temos praticamente todos os jogadores à disposição, inclusive o Diogo Orlando que participou do recreativo de ontem. Espero que nosso ataque volte a funcionar, desta vez com Vandinho e Roberto. Estarei satisfeito se eles jogarem com vontade e dedicação.
A única certeza que temos é que o estádio estará lotado e vamos empurrar o time o tempo inteiro, transformando a Ressacada num verdadeiro caldeirão.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FraZé

"A vida é um eco. Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo."
Bom fim de semana a todos
Seu Zé

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Boas e más notícias

Finalmente teremos praticamente todo o elenco à disposição para o próximo jogo. Fora o Marcinho Guerreiro e o Sandro que foram operados e o Gabriel que está em fase de transição, todos os demais atletas podem jogar contra o Atlético-GO. Zé Carlos, Rudnei e Diogo Orlando sentem algumas dores mas não devem ser problema, e conseguimos efeito suspensivo para o Bruno que também pode atuar.
Fazia muito tempo que o nosso DM não ficava tão vazio e esta é mesmo a hora de todo mundo ir pro jogo, se tiver alguma dorzinha, desconforto, etc., que colaborem pelo menos por alguns minutos em um jogo que já será uma grande contribuição. O Benazzi terá bastante opção para formar o time mas deve manter a base que venceu o Inter, e eu faria o mesmo. Na verdade o time ficou muito parecido com o que foi inicialmente montado pelo Antônio Lopes e que chegou à terceira posição no Brasileirão, com o Batista fazendo mais ou menos a função que era exercida pelo Rivaldo.
Com o Robinho fora por suspensão, o time treinou hoje com Zé Carlos, Patric, Émerson Nunes, Émerson e Eltinho, Bruno (mas deve jogar o Diogo Orlando), Batista, Jéferson (mas deve jogar o Rudnei) e Caio, Roberto e Vandinho. Só não gostei do ataque que não vem bem e tem mostrado pouco comprometimento, principalmente o Roberto, e eu jogaria com o Marcelinho e talvez até o Davi, que foi bem no ataque nas finais do Catarinense.
A má notícia é que o árbitro sorteado para este jogo é o fraco e atrapalhado Evandro Rogério Roman que geralmente faz más arbitragens nos nossos jogos e invariavelmente erra a favor do adversário. Espero que desta vez seja diferente, não quero ser beneficiado, quero apenas não ser prejudicado.
Mas a torcida está empolgada e deve lotar o estádio e pressionar tanto o adversário quanto a arbitragem.

Estaremos lá

Sábado de manhã o AVAÍ fará o último treino antes da partida decisiva contra o Atlético-Go e a torcida está mobilizada para comparecer ao estádio e acompanhar esta preparação. O AVAÍ já confirmou que o treino será com portões abertos e terá início por volta das 10h.
Nestas horas difíceis é a torcida que sempre faz a diferença, e desta vez não será diferente, compareceremos em massa para apoiar estes jogadores que já provaram contra o Inter que tem condições de reverter a situação em que nos encontramos.
Estaremos lá apoiando em mais uma demonstração de carinho pelo clube.
Então está marcado, sábado, 20/11/2010, às 10h. Nos vemos lá. #ReageLeão
____________________

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A enquadrada

Marcinho Guerreiro ganhou vários pontos com a torcida Azurra ontem. Terminará o ano como começou, no DM, mas enquanto esteve à disposição sempre jogou com muita vontade e se firmou não só como titular mas também como capitão do time. É preciso registrar também que as lesões que ele teve foram sérias. Chegou após operação no joelho e se recuperou no clube, política muito utilizada no AVAÍ, e agora lesionou o tornozelo, queria voltar no jogo seguinte e foi vetado pelo DM, fez tratamento mas agora foi constatado que o caso seria de cirurgia. Se alguém falhou não foi ele e sim o nosso DM que demorou para chegar a este diagnóstico.
Mas a moral que ele ganhou com a torcida ontem foi pela enquadrada que ele deu no pequeno do Deboche Diário. O cara do sapato branco fez insinuações de que os jogadores que estavam no DM eram chinelinhos e incluiu o Marcinho neste balaio. Alguns jogadores podem, e devem, ser chinelinhos mesmo, com pouco ou nenhum comprometimento com o clube, mas o Marcinho não, ele tem uma lesão séria e não é por má vontade dele que não está jogando.
Ele ligou para rádio, deu sua versão e colocou o pequeno no seu devido lugar. Aliás, atitude que deveria ter sido tomada primeiramente pelo clube, mas que não foi feito nada.
Parabéns ao Marcinho. Boa recuperação e espero que este nosso guerreiro possa continuar no AVAÍ na próxima temporada apesar de achar esta possibilidade difícil de se concretizar.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Homenagem mais do que merecida


Se tem um jogador neste grupo do AVAÍ que podemos chamar de ídolo, este é o nosso capitão, o zagueiro Émerson. Já tentaram negociá-lo e ele não aceitou, participou da campanha do acesso e do sexto lugar no ano passado, sempre com muita raça, fazendo seus gols importantes e acima de tudo honrando nossa camisa e nossas tradições.

Por toda história que ele já tem dentro do clube e por todo respeito que ele adquiriu junto ao torcedor, Émerson ganhará uma bandeira com sua imagem. Uma merecida homenagem para quem sempre defendeu nossas cores dando sangue e suor para sairmos vitoriosos. Valeu Émerson.
Para colaborar com a confecção da bandeira basta fazer um depósito no:

Banco Santander
Agência: 1512
Conta: 01011705-2
Nome: Eduardo Custódio
Após efetuar o depósito, enviar e.mail para: lucas_stahelin@hotmail.com informando o dia e a hora do deposito ou então entregar diretamente para o Lucas Stähelin na ressacada, que estará na frente da secretaria no próximo jogo .

Identificação

Semana passada, antes do jogo contra o Botafogo, eu assisti novamente o DVD do Acesso. Minha esposa ainda perguntou se era alguma técnica de masoquismo ou se era para ir me empolgando para o jogo. Na verdade acho que era os dois. E depois de assistir todo o DVD fiquei imaginando: pô, custamos tanto, foi tão sofrido chegar até aqui, e agora podemos jogar tudo por terra por causa de sucessivos erros, mas todos num só ano e que acumulados podem ser fatais.
Mas relembrei várias coisas, o empenho da diretoria, a participação da parceria, a qualidade e garra dos nossos jogadores, a água que São Pedro mandou para atrapalhar nossos adversários e finalmente a força da torcida que literalmente jogou com o time. Não foi um nem dois destes fatores, mas todos juntos que culminaram no acesso.
E vendo aquilo me convenci cada vez mais que não podemos jogar a toalha. Naquele dia empatamos com o Botafogo e perdemos dois pontos que estavam contabilizados para escapar do rebaixamento. Quinta foi uma ducha de água fria, contra um Goiás em crise fomos eliminados dentro de casa. O que esperar do jogo contra o Inter fora de casa? Uma derrota seria o lógico.
Quando vi a escalação do time eu gostei. Nunca me conformei com a queda de rendimento do Batista, um cara que foi tão importante no acesso e que se identificou com o AVAÍ. Outros que estiveram na campanha de 2008 foram o Émerson e o Rafael. Mais importante que o futebol que eles possam estar jogando, e que não difere muito dos demais, eles passaram pelo drama de estar na Série B e sabem como foi difícil chegar onde estamos, e certamente darão seu sangue para não serem rebaixados. E junto com eles eu coloco Émerson Nunes, Zé Carlos, Caio, Patric, etc., que com mais ou menos tempo de clube, já criaram uma identificação enorme com o clube.
E neste jogo contra o Inter o time voltou a mostrar vontade de vencer e conseguimos a vitória em Porto Alegre. São 3 pontos que podem representar a nossa reabilitação na Série A e o início da caminhada para escapar do rebaixamento. Neste jogo o time todo esteve bem, jogando com muita garra e honrando as tradições AVAIANAS.
Valeu Guerreiros, jogando com esta vontade e comprometimento com o objetivo de permanecer na Série A vocês terão pleno apoio da massa AVAIANA. #ReageLeão.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

27 anos de Ressacada

Desde o dia 15 de novembro de 1983 na sua inauguração, a Ressacada já foi palco de muitas conquistas e alegrias para torcida azurra.
Nestes últimos anos as obras de modernização e ampliação do estádio foram extraordinárias. Aliás, nesta questão, de aumento do patrimônio, o presidente Zunino sempre deu uma atenção especial e seu empenho é enorme.
Hoje o Templo Azurra, nossa segunda casa completa 27 anos de muitas alegrias e o nosso caldeirão será decisivo para nossa manutenção na Série A para 2011.

É só ter vontade de vencer!

Depois do jogo contra o Goiás, aquela vergonha, eu fiz a pergunta: Se perdemos para o medíocre time do Goiás, pior que o AVAÍ, em casa e com o estádio cheio, como vencer o grande time do Internacional em pleno Beira Rio? A resposta o AVAÍ deu ontem, jogando com vontade e vergonha da cara.
E jogando com esta determinação fizemos um belíssimo primeiro tempo, vencemos por 2x0 e poderíamos ter matado a partida com o gol que o Vandinho perdeu bisonhamente. Os primeiros 45 minutos lembraram aquele time que chegou a ser terceiro colocado do campeonato e motrou um futebol de toque rápido e envolvente e com muita pegada.
Não sei qual a motivação para voltarem a jogar aquele futebol de primeira, se alguma premiação oferecida, se algum valor foi colocado em dia ou se foi hombridade mesmo, honra à camisa e a vontade de tirar o time de onde tinham colocado. O que importa é que o time jogou um bom futebol e agora teremos dois jogos seguidos dentro de casa e se apresentarmos o mesmo futebol acredito em duas vitórias e podemos chegar à última rodada numa situação mais tranquila.
Nossa posição ainda não é tranquila, mas com o desenrolar das rodadas acho que conseguiremos escapar do que parecia certo, o rebaixamento. O mais interessante é que o Guarani já está atrás de nós e o Vitória se aproximou e acredito que estes dois serão os rebaixados.

sábado, 13 de novembro de 2010

Os motivos para o Inter vencer, ou não

Um leitor deixou um comentário falando do interesse do Inter em vencer o jogo, infelizmente ele não assinou o comentário e não tenho como identificá-lo. Segundo este leitor, um dos interesses do Inter na vitória é ficar na frente do Grêmio na disputa particular no campeonato. Concordo que existe esta disputa e é UM DOS motivos que fará com que o Inter jogue com seriedade no domingo. Além disto eles estão preparando o time para o mundial e querem manter os jogadores com um bom ritmo de jogo. Tem também o espírito esportivo de querer vencer sempre. Mas a entrevista do Benazzi também pode ser um aditivo a mais para eles.
Mas por outro lado vejo alguns motivos que podem levar o Colorado Gaúcho a dar pouca importância para o jogo. Uma já foi exaustivamente falada, que é a participação no mundial interclubes. Como eles jogarão com o time principal, isto pode ser benéfico para o AVAÍ pois a cabeça deles estará em Dubai e acredito que divida as bolas da mesma forma que o Roberto fez no último jogo. Outro motivo é a não aspiração de quaisquer objetivos dentro deste campeonato já que já asseguraram a participação na Libertadores do ano que vem.
Estas são as mais contundentes, mas também tem outras que podem não ter muita significância mas que o clube em si pode considerar. Por exemplo a nossa ameaça a eles que é praticamente nenhuma, desde que subimos não conseguimos sequer um pontinho contra eles e isto não deve se alterar radicalmente em pouco tempo. Outra é a diferença, por exemplo, em jogar contra o AVAÍ ou contra o Atlético-Go. Ora, o AVAÍ é de um estado vizinho que por sinal os gaúchos adoram, é fácil da torcida deles vir para os jogos e a própria colônia gaúcha residente na região é suficiente para lotar o espaço destinado ao visitante, ou seja eles sempre terão apoio nos jogos por aqui. Muito melhor do que fazer uma viagem mais longa e jogar praticamente sem torcida.
Tudo bem, estes argumentos podem ser irrelevantes, mas temos que nos agarrar em tudo que puder nos ajudar né...
Ah, ia me esquecendo, para isto ter algum sentido, no mínimo o AVAÍ tem que jogar alguma coisa e se esforçar pois por menor interesse que eles tenham, não vão fazer gol contra para nos ajudar.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FraZé

Piadinha!!!...
Horrivaldo e Ruinaldinho eram dois amigos inseparáveis, fanáticos por futebol, que jogavam peladas juntos todo final de semana há um tempão. Um dia, um deles sofre um grave acidente de automóvel e o companheiro vai visitá-lo na UTI.
— Horrivaldo, estou morrendo! Sei que dessa eu não escapo!
E o amigo, para consolar:
— Não fica assim, não! Tenho certeza que a outra vida é bem melhor que essa!
— Não sei não! E se lá não tiver futebol?
— É... Aí nós tamo lascado!
Uma semana depois Ruinaldinho bate as chuteiras, digo, as botas. Naquela mesma noite, depois do enterro, Horrivaldo é acordado no meio da noite.
— Quem é que tá aí?
— Sou eu, o Ruinaldinho! Eu só vim pra dar duas notícias... Uma é que existe futebol n a vida depois da morte!
— Puxa, que legal! E a outra?
— É que você tá escalado pra partida do próximo domingo!
Bom fim de semana a todos
Seu Zé

Não quer jogar então da a vaga pra outro

Esta é uma pergunta típica de pelada, quando o cara vê que tem um que está cansado e fica de sacanagem, ou se está ali só fazendo número para esperar a cerveja gelar e o churrasco ficar pronto. Se é para ficar de palhaçada o pessoal manda sair do jogo pra não avacalhar. E parece que é isto que está acontecendo no AVAÍ.
No primeiro tempo teve um lance bizarro, o Válber roubou uma bola e na sequência tropeçou nela, conseguiu se levantar e continuar com a bola e em seguida tropeçou de novo. Não sei se é sacanagem, falta de comprometimento ou falta de condição de lidar com a pressão, mas ontem ele estava irreconhecível. O Robinho é outro que as vezes parece daltônico, roda roda e toca a bola pro adversário como se fosse do seu time.
Mas o mais irritante foi o Roberto. Há tempo ele não é mais o que se destacou no início do campeonato quando foi pretendido por outros clubes. Machucou-se e durante o tempo que esteve no DM depositávamos nele as esperanças de recuperação no campeonato. O Moisés Cândido chegou a dizer que ele era o melhor atacante do Brasil. Tanto não é que hoje não teria condições técnicas de estar entre os titulares do AVAÍ que está na zona de rebaixamento e com a vida complicadíssima. Se ele já está negociado então não coloca pra jogar que ele vai fazer corpo mole como fez ontem, se não está negociado então tira pois não tem mais condições de jogar mesmo. Ontem foi irritante. O forte dele sempre foi unicamente a velocidade, era o diferencial, ontem ele não ganhou nem do Marcão nem do Tolói na corrida, zagueiros pesados. Se na velocidade ele não está conseguindo se diferenciar, vai se destacar em que? Ele não é um bom jogador, é um velocista. Simples assim.
Espero que o Marcelinho tenha ficado no banco ontem pois voltava de contusão e para poupá-lo para o jogo contra o Inter, por que não tem outra justificativa.
A coisa está realmente feia. Se não vencemos o fraco Goiás em casa com o apoio da torcida, conseguiremos vencer o Inter em pleno Beira Rio? A minha esperança é uma possível falta de motivação deles e o receio de colocarem o pé numa dividida mais forte, mas fora isto é difícil acreditarmos numa vitória lá.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Hora de ir pro pau

Não estou falando deste jogo contra o Goiás, este jogo iremos com os que estarão à disposição já que alguns não estão inscritos. E provavelmente formarão o time o que tivermos de melhor. É bom, é uma competição que dá visibilidade, retorno financeiro e moral para nos mantermos vivos no Brasileirão, mas definitivamente não é a nossa prioridade uma vez que a vaga na Série A é muitíssimo mais importante do que esta competição que poderemos participar várias vezes ainda, basta não fazer o papelão que estamos fazendo este ano.
Para o Brasileirão sim temos que ir com o que temos de melhor. Esquecer dorzinha nas costas, desconforto, distensão na sobrancelha, e ir para o sacrifício. São os últimos 4 jogos, se o jogador é importante e está no DM mas conseguir jogar um pouquinho e dar sua contribuição para uma vitória importante já estará justificando sua contratação.
É lógico que não estou pedindo para alguém com o pé quebrado entrar em campo, até porque não conseguirá ajudar o time, mas pelo que sei nenhum dos que estão no DM estão em caso crítico, todos estão em fase final de recuperação e condicionamento físico.
Então, esta é a hora do sacrifício, de mostrar que querem permanecer na Série A tanto quanto nós, torcedores, e se doar, jogar com garra, atitude e vontade de vencer, mostrar para os adversários que eles até podem ter mais técnica, mas não nos vencerão na raça nem na gana de permanecer onde tanto suamos para chegar, e onde é o nosso lugar de direito pois conquistamos esta vaga com méritos.
Vamos lá Guerreiros, estamos com vocês.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Novo integrante do parapeito

Como tive um aniversário antes do jogo contra o Botafogo acabei chegando somente no segundo tempo. E junto comigo foram minha esposa e meu filho, na sua estréia na Ressacada.
Ele já conhecia o Templo Azurra, mas ainda não tinha ido num jogo. Está com pouco menos de 11 meses e já estava na hora de conhecer o caldeirão fervendo.
E ficou bem a vontade, fez o reconhecimento do local onde deve acompanhar os jogos ali no parapeito e assistiu tranquilamente o jogo sentadinho na mureta e prestando bastante atenção no jogo. A carinha de satisfação dele mostra que gostou muito do jogo.
Pena que não saiu o tão esperado gol do AVAÍ para ele comemorar junto com a torcida, mas em breve ele irá a mais jogos e certamente comemorará muito conosco a permanência na Série A.
É a torcida do AVAÍ aumentando e a galera do parapeito ganhando mais um membro.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A culpa é de quem?

Acho que nem deveria dar ibope para um sem noção deste, mas é bom colocar os pingos nos is. Ontem, após o jogo, ainda na fila para sair do estádio, o tal de Chico Vargas soltou soltou alguns comentários do twitter do programa que ele produz no grupo rbs, o tal de competição. Só pelo fato de ser o twitter do programa e não o pessoal já seria motivo suficiente para ter mais respeito com o AVAÍ.
Com um texto cheio de erros de português, algo inaceitável para um "jornalista", ele reclamava da fila, culpava o AVAÍ pela fila e dizia que devido à fila o AVAÍ deveria voltar para série B e só sair de lá quando este problema estivesse resolvido. Para ler o que foi escrito é só acessar o blog do Fábio Machado.
Bom, não podia se esperar coisa muit diferente de uma torcida que subiu pela janela na Copa João Havelange e, sem ter justificativa para o "pulo", diziam que era por que o tricolor tinha "estrutura administrativa" e por isto merecia o acesso, como se isto fosse critério técnico.
Da mesma forma, o problema de trânsito no sul da ilha não é motivo para o AVAÍ estar em uma ou outra série. Aliás, o trânsito caótico naquela região é culpa única e exclusiva dos governantes que tratam com desdém aquela parte da cidade. O AVAÍ é sim um dos maiores prejudicados com este problema e faz o possível e o impossível para tentar melhorar a situção até que seja totalmente resolvido.
Estão, senhor Chico Vargas, separe sua paixão clubística da parte profissional e respeite o clube. E se quiser ser realmente útil para cidade, cobre das autoridades uma solução definitiva para aquele problema pois diferente de ti, que foste trabalhar e vais uma vez ou outra para aquela região, o torcedor AVAIANO é um herói de enfrentar este trânsito semanalmente, e não por culpa do AVAÍ mas sim pelo descaso do poder público seja municipal, estadual ou federal.

domingo, 7 de novembro de 2010

O mesmo erro de novo, cria e não faz

Tive um aniversário hoje a tarde e só consegui chegar no estádio no segundo tempo. Durante o tempo que estive no estádio o AVAÍ foi totalmente superior ao Botafogo, teve mais domínio de bola, chegou mais vezes ao gol adversário, quase não foi ameaçado e teve algumas chances de marcar.
Mas mais uma vez o AVAÍ repetiu seu erro mais corriqueiro, cria chances e não consegue marcar. Sequer leva muito perigo ao gol adversário pois raramente arrisca um chute de longa distância. Ora, se não conseguimos chegar tabelando, pelo menos temos que tentar um arremate de longe pois temos visto muitos gols desta maneira, muitas vezes por falha do goleiro como foi o gol sofrido pelo Atléti-Go no meio da semana.
Mais uma vez os resultados ajudaram, mesmo não tendo vencido o nosso jogo ficamos há apenas 2 pontos de sair da zona de rebaixamento, e o Guarani chegou, acredito que de vez, onde é os eu lugar pela qualidade do elenco.
Nosso resultado mais uma vez não foi o esperado. Apesar de não ser desesperador, ainda, por causa da ajudinha dos outros, não podemos mais nos dar ao luxo de perder pontos em casa. Mais uma vez enfrentaremos um dos melhores times do campeonato, fora de casa, com a obrigação de vencer para tentar sair da degola. Não será fácil mas teoricamente o jogo mais difícil destes últimos foi este contra o Botafogo. Dos males o menor, pelo menos somamos ponto.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

FraZé

"Uma lição que a história ensina aos homens: Confiar em ideias, não em circunstâncias"

Bom fim de semana a todos
Seu Zé

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A história se repete

Jogo contra um dos grandes de São Paulo, o adversário precisando da vitória para se consolidar e o árbitro escalado para a partida é de um estado que sequer tem representante na Série A. Assim como contra o Palmeiras, fomos operados novamente contra o Corinthians. A história todo mundo conhece, o árbitro mal intencionado já começa o jogo de sacanagem, irrita nossos jogadores que facilmente perdem a cabeça. Um despiroca e é expulso, assim facilita a vida do adversário. O árbitro nota o destempero do time e aproveita para completar o serviço.
É claro que o árbitro não foi o único responsável pela derrota, mas foi o responsável pela goleada. O Robinho não tinha nada que reclamar da arbitragem e acabar levando cartão amarelo, muito menos colocar a mão na bola para facilitar a vida do apitador para expulsá-lo. O Vandinho, pendurado e já no banco de reservas, não tinha nada que reclamar com o bandeira e levar o terceiro cartão. Aliás, estes dois fora do próximo jogo serão um reforço para o time, e digo mais, podiam ficar de fora o restante do campeonato que não vão fazer falta. Precisamos de jogadores comprometidos com a causa que é ficar na Série A.
O time até que começou bem e mesmo com um a menos ainda se comportava bem em campo, mas não segurou muito tempo. Talvez com 11 contra 11 e sem um bandeira como zagueiro adversário tivéssemos melhor sorte. Para finalizar, o pior dos prejuízos, a expulsão do nosso capitão Émerson, este sim fará muita falta.
A arbitragem foi tão tendenciosa que o próprio Ronaldo pedia calma para o nosso time que o árbitro amarelaria todo mundo e nos prejudicaria ainda mais. Depois do estrago feito, o safado do árbitro foi punido e ficará 2 semanas na geladeira e voltará na Série B. Só que com isto o maior prejudicado foi o AVAÍ.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

É só querer

O AVAÍ passou várias rodadas perdendo e sendo beneficiado pelos resultados dos adversários diretos contra o rebaixamento. Tanto vacilou que os resultados pararam de ajudar e quando percebeu já estava na zona da degola. Continuou não fazendo o dever de casa e a situação ficou ainda mais feia com a vice-lanterna no seu colo.
Mas foi só começar a se ajudar que os outros também deram uma mãozinha, uma rodada quase perfeita. A vitória do Vitória sobre o Vasco foi ruim e o empate entre Atlético-Go e Ceará foi mediado, seria ótimo se fosse há umas 5 rodadas, mas os demais resultados foram ótimos para nós.
Atlético-MG, Goiás e Prudente perderam, e a nossa vitória sobre o Guarani, um adversário direto, então foi maravilhosa. Os resultados ajudaram, o AVAÍ se ajudou e nossa situação melhorou razoavelmente. É claro que ainda não saímos da ZR mas a situação já esteve mais feia, estamos há 2 pontos de sair deste atoleiro. Temos jogos difíceis mas nossos adversários também tem e acredito que conseguiremos dar um chega pra lá neles, e vejo o Vitória e o Guarani como times que devem aos poucos entrar na lama e não sair mais.