quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Quem não tem cão... caça como gato

Nestes dias que estive "off-line" no estado vizinho é lógico que não ouvi nem falar do AVAÍ, lá não. Ao contrário daqui que a imprensa sempre tenta enfiar goela abaixo alguma coisa de lá, lá não há a menor cerimônia, é só a dupla Gre-Nal e ponto final. Como estava no mato sem cachorro, sempre que conseguia dava uma olhadinha nas coisas deles mesmo, e nisto três pontos me chamaram atenção:
- Primeira: A Atlântida, acho que há poucas semanas, passou a dar 3 boletins diários sobre a dupla Gre-Nal na sua programação, de manhã, a tarde e a noite. Coisa simples, rápida, em torno de uns 5 minutinhos, entra um repórter esportivo da RBS na programação e bate um papo rápido com o locutor, mais ou menos nos moldes do "De Olho no Mar" que tem aqui. Pô, se a RBS aqui copia tanta coisa que não se aproveita de lá, por que não copiar isto também? Não acredito que seja uma coisa inviável.
- Segunda: Esta eu vi no RBS Notícias local, dizendo que o Grêmio com a boa campanha de 2010 sob o comando do Renato Gaúcho (ídolo) que levou o time à Libertadores, e a provável contratação do Ronaldinho Gaúcho (outro ídolo) que parece que finalmente se concretizou, aumentou sua receita de antecipação de mensalidades de 2011 de 2,9 para 5 MILHÕES de reais. É quase o dobro. É lógico que isto também só é possível devido a uma política de mensalidades ACESSÍVEL. Esta informação eu enviei via SMS para alguns amigos, inclusive o André Tarnowsky reproduziu no seu blog.
Não que tenhamos feito uma boa campanha no Brasileirão 2010, mas com a volta do Marquinhos (ídolo) e com UM POUCO DE RESPEITO ao torcedor talvez conseguiríamos algum retorno neste sentido, isto é se interessar ao clube...
- Terceira: Esta também mandei por SMS para alguns. Estava numa praia lá que tem sua economia baseada praticamente em serviços e comércio basicamente voltada ao turismo, guardadas as devidas proporções é mais ou menos como Canasvieiras, ou seja, sempre que puder eles vão dar aquela "mordidinha" e naturalmente os preços serão mais "salgados" que na capital. Passando por uma lojinha daquelas vi facas, conjuntos de churrasco e vários apetrechos da dupla Gre-Nal, da Tramontina, devidamente licenciados. Me chamou a atenção que mesmo sendo produtos oficiais e de qualidade, seus preços eram praticamente os mesmo de produtos da linha normal da Tramontina. É claro que temos que levar em consideração que a Tramontina é patrocinadora de ambos os clubes e deve facilitar o negócio, mas nada é de graça.
Para terem uma idéia, um conjunto de churrasco com faca grande, garfão e uma faca pequena saía por R$ 20,90. Na Via-inox sai por R$ 17,23. Vocês imaginam alguma coisa deste patamar licenciado pelo AVAÍ sendo vendido em qualquer loja do ramo por este preço? Não imagino isto por menos de R$ 50,00. Ou melhor, para este produto eu calculo que por ter a marca AVAÍ custaria por volta de R$ 80,00. Tenho certeza que o setor de licenciamento do AVAÍ traz bons recursos para o clube, mas assim como a questão dos valores de ingressos e mensalidades, se não explorassem tanto o torcedor o retorno poderia ser muito maior.
Por enquanto era isto. Vou começando de leve pois o próximo assunto que quero abordar é a questão das mensalidades que pelo jeito a quase queda em 2010 não serviu de exemplo para diretoria ver que precisa do torcedor e só conseguirá equilibrar suas contas quando der condições para TODOS os torcedores voltarem ao estádio.

2 comentários:

Rodrigo Pons disse...

Salve Sandro, bem vindo de volta a terrinha :)

Sobre o assunto dos produtos licenciados poderia complementar tb que todos os shoppings de Porto Alegre possuem quiosques que só vendem produtos da dupla GreNal... cada quiosque vendendo do seu time, claro.

Abraços
Rodrigo Pons

Anônimo disse...

É Alessandro!
Temos que aprender muito com os times ditos grandes do futebol brasileiro. Como fosses feliz em teu comentário, por que a diretoria de marketing não pensa nisso.
É aproveitar o momento que o clube está atravessando que precisa investir nessa área.
Inclusive fazer mais camisas, mais lembranças, pois ainda estamos engatinhando nesse ramo.

E, bom retorno.