sábado, 8 de maio de 2010

Outro AVAí 3.


O time que deu nome ao bairro


Avaí Esporte Clube, fundado em 1949, foi a primeira equipe de futebol de Guaramirim


O futebol fez parte da vida de Zeca, em bons momentos da sua juventude, quando integrou equipe de futebol amador como centroavante nas décadas de 1940-50. Bons tempos eram aqueles em que o centroavante Zeca jogava por amor à camisa, porque pelo dinheiro não seria possível naquela época, não se ganhava nada pelo tanto que se jogava. Ele lembra como se fosse hoje, quando há 58 anos ajudou a fundar o Avaí Esporte Clube, de Guaramirim. O time era para ser chamado de Diana, por conta de uma indústria de açúcar de Joinville, quando a cidade ainda era um distrito joinvillense. Mas a denomiação escolhida pela maioria dos 14 fundadores foi Avaí, para homenagear o clube da capital, um dos mais antigos do Estado.
José Perfeito de Aguiar, o Zeca, nascido e criado no bairro que levou o nome do time que ajudou a criar, tem 76 anos e junto como o irmão, Manoel Perfeito de Aguiar, 79 anos, o Neco, fez a história do clube avaiano de Guaramirim. Hoje são os únicos vivos daqueles 14 que procuravam um meio de lazer no final dos anos de 1940 e através de uma ‘vaquinha’ compraram a primeira bola. De uma família de 13 filhos de Perfeito Manoel de Aguiar, José e Manoel são dois de 10 homens que levaram como segundo nome o primeiro do pai. “Isso é porque todos nasceram perfeitos”, brinca Zeca.
De boas recordações a vida de Zeca está cheia, principalmente quando fala do Avaí Esporte Clube. O primeiro time de futebol de Guaramirim na verdade eram duas equipes, formadas por 22 jogadores, a maioria agricultores, comerciários e comerciantes. Como forma de homenagear não só o time da capital que levou o nome da equipe do interior, quando da fundação do clube, o Estado também recebeu homenagem com a escolha das cores da camisa e bandeira: verde, vermelha e branca. Foi em 27 de maio de 1949 que o clube foi fundado, meses depois, em 28 de agosto, Guaramirim se emancipava de Joinville.
O time vingou de tal maneira que o bairro da nova cidade recebeu o mesmo nome do clube. O Avaí era reconhecido em qualquer lugar que jogasse. Disputou durante cinco anos a Liga Joinvillense da segunda divisão, quando ainda nem Jaraguá do Sul possuía uma competição local e junto com Corupá também ia para a cidade vizinha. Nos jogos, a equipe avaiana disputava com os times jaraguaenses Baependi, Acaraí, Estrela, Água Verde, Botafogo e o corupaense Dom Pedro 2º. “A gente ficava entre o segundo e terceiro colocado”, fala Zeca orgulhoso.
As dificuldades eram muitas, mas a vontade era grande. “A gente andava de bicicleta até 10 quilômetros para jogar pelo time. Naquela época futebol era na raça. Agora precisa pedir por favor para o jogador participar”, afirma Zeca ao referir-se ao fato dos jogadores serem bem remunerados hoje. Entre as passagens do time, Zeca lembra do dia em que a equipe saiu à 1h30 da madrugada para jogar em Rio Negrinho e por causa da precariedade da Serra de Corupá e São Bento do Sul chegaram às 11h30 na cidade, quase na hora do jogo. Hoje o time levaria menos de duas horas para fazer o mesmo trajeto.
Outra foi quando o clube teve que fazer uma promoção para pagar a conta dos 30 dias de internação do jogador Euzébio, em 1953, que teve fratura exposta na perna quando jogava. Sem dinheiro, a família do jogador teve que recorrer ao Avaí para pagar as despesas em Joinville. A solução veio de imediato. Foram convidados o Caxias, de Joinville, e o Baependi, de Jaraguá, os melhores da época, para promoção de um jogo especial. “A renda deu para pagar o hospital do jogador e ainda ajudamos durante seis meses a família do rapaz”, lembra Zeca.


Clube se mantém através das escolinhas e promoções


As décadas passaram e outras gerações fizeram parte do Avaí. Na década de 1990, o funcionário público Irvando Luiz Zomer, o Dinho, 39 anos, também foi centroavante, assim como Zeca, e presidente do Clube de 1993 a 2004. “Era muito bom jogar no Avaí. O clube sempre se empenhou pelo futebol amador”, comenta Dinho. O time passou por boas fases. De 1993 a 1995 foi tricampeão do Varzeano de Guaramirim e de 1996 a 1998 ficou em terceiro lugar. Mas o sucesso da equipe não se repete mais, já que não disputa competições desde 2002. Com apenas um time Sênior, a participação em compeonato aconteceu ano passado em Jaraguá do Sul.
Mas o clube não está parado, o campo recebe manutenção constante e ao lado da sede antiga foi construído um ginásio de esportes. Todos as noites da semana, equipes jogam futsal e durante o dia funcionam escolinhas dessa modalidade, assim como de vôlei e handebol, que hoje contam com mais de 200 crianças e adolescentes. As modalidades recebem recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).
O campo é usado para a escolinha de futebol mantida pela Prefeitura e para promoções da diretoria do Avaí com objetivo de angariar recursos. Dinho que agora é diretor social do Clube, comenta que o Avaí é o orgulho do bairro, mesmo sem contar com uma equipe. “Queremos montar um time, quem sabe ainda este ano”, comenta. Para o veterano Zeca, a falta de interesse da juventude pelo esporte é porque hoje existem mais opções de lazer, o que faz com que o futebol amador seja deixado de lado.


O Avaí Esporte Clube, ou apenas a Avaí, é um clube de futebol amador brasileiro da cidade de Guaramirim, Santa Catarina. Atua no estádio municipal de Guaramirim e participa das ligas de Guaramirim e Jaraguá do Sul. Foi vice-campeão da 2ª Divisão da Liga Jaraguaense em 1982 e 1985.
O clube bem como o seu nome, as cores e o símbolo do Avaí E.C., foram inspirados no famoso clube da capital do estado o Avaí Futebol Clube.


Histórico em competições oficiais (Participações)
Vice-campeão da 2ª Divisão da Liga Jaraguaense - 1982 e 1985


Avaí E.C.


Nome Avaí Esporte Clube
Fundação 1949
Estádio de Guaramirim


Fonte: http://www.an.com.br/
Internet geral.

Nenhum comentário: