terça-feira, 23 de novembro de 2010

Esta torcida é f*%$!

Domingo cheguei no estádio pouco mais de uma hora antes de começar o jogo e já tive que colocar o carro num lugar muito trancado pois onde eu sempre deixo já estava lotado. Só com isto já podia imaginar como estaria o nosso caldeirão. Quando entrei o Templo Azurra já estava praticamente lotado. Iniciou o jogo e não parava de entrar gente. Uma hora o Zé me chamou e mostrou a Costeirinha no setor H, completamente lotada. Pra onde se olhava era um mar de gente, a famosa "onda azul", preenchendo todos os espaços da Ressacada, o que inclui não só as cadeiras mas também escadas, parapeito e qualquer lugar que pudesse se ver o jogo.
Todo mundo que passava por mim falava a mesma coisa: "Que coisa linda. Que espetáculo. Como a Ressacada fica linda lotada". E eu respondia sempre a mesma coisa: "É lindo, é maravilhoso, mas não precisávamos esperar até agora para ver o estádio cheio assim". E não precisava mesmo, bastava um pouco de respeito ao torcedor.
Não precisávamos estar nesta situação delicada, precisando desesperadamente dos resultados para não correr o risco de sermos rebaixados, não precisava colocar ingressos a valores subsidiados para poder encher o estádio.
Muitas são as teorias do motivo que levou o AVAÍ à esta campanha pífia neste ano como o desmonte do grupo do ano passado, a liberação de jogadores importantes durante o ano, erro na contratação de jogadores, DM sempre lotado, corpo mole de alguns, mas pra mim o principal motivo para estarmos na situação que nos encontramos foi o clube ter dado as costas para torcida. Pô, muitas vezes tivemos times fracos e não passamos por uma situação tão delicada. Em 2007 tínhamos um time de merda e quando estávamos caindo para Série C quem foi que segurou o time? A torcida. Em 2008 o time era bom mas não era tão bom assim para ter sobrado na Série B, ficando invicto dentro dos nosso domínios. E mais uma vez foi a torcida que jogou junto e levou o time para Série A. Ano passado o time também era bom, mas foi a força da torcida que levou o time à 6ª colocação.
E neste ano, quando éramos para passar o ano inteiro em lua-de-mel torcida-time a diretoria resolve praticar valores impeditivos ao torcedor. Ano passado o ingresso já era caro mas a mensalidade tinha valores razoáveis e quem realmente ia se associava, este ano a mensalidade também passou a ser elitizada, o que correu com muita gente.
Mas o amor que o torcedor tem pelo clube é muito maior que tudo isto, e quando resolveram dar chance ao torcedor para salvar o time, este prontamente esqueceu tudo que foi feito para enxotá-lo do estádio e voltou firme e forte, sabendo da sua missão que é manter o AVAÍ no seu devido lugar que é a Série A. E nem preciso falar mais nada, os últimos jogos falam por si só, basta olhar a forma diferente que o time vem jogando, sempre com apoio incondicional da torcida que além dos jogos marca presença também em treinos para dar o carinho que os jogadores precisam.
Esta é a torcida do AVAÍ. Ouvi ou li esta frase em algum lugar ontem e sou obrigado a colocar aqui: "Florianópolis tem dois times, mas apenas uma torcida", e que não venham querer fazer comparações pois depois deste último final de semana chega a ser piada qualquer tipo de comparação. Se formos levar em consideração a diferença de mobilidade urbana entre o Sul da Ilha e o Estreito, aí fica impossível mesmo.



______________________________________________
As fotos peguei do site oficial, não sei se são da Jamira ou do Manoel Bento

Um comentário:

Bruno Carvalho - Resistência Avaiana disse...

"Bastava apenas mais um pouco de respeito com o torcedor".

Já imaginou nobre Phill, a Ressacada lotada durante todo o ano que passou? Será que agora, no final do ano, estaríamos brigando para não cair?

DUVIDO!

Que em 2011 tudo seja diferente.

Abs