quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quando a necessidade supera a convicção

A torcida pedia mudança no time e o técnico Silas insistentemente não nos dava ouvidos, tinha sua convicção e a certeza de que o melhor esquema era aquele mais cauteloso, retrancado mesmo. Jogou todo o returno e os jogos da Copa do Brasil até agora com praticamente 7 jogadores atrás da linha de meio-de-campo.

Mas a situação mudou. Com a desvantagem de precisar vencer o clássico para seguir no campeonato ele se viu na necessidade de mudar, e mudou. Com a alteração de apenas "uma peça" mas com uma postura tática e um posicionamento bastante diferente do time que vinha jogando ele arrumou o que estava escangalhado desde o início do ano. Acertou a defesa com o Bruno flutuando e o Diogo Orlando caindo pela direita. Aliás, dois jogadores que são muito questionados pela torcida e que vem crescendo no time e que fizeram excelente partida. Diria que junto com o William foram os melhores em campo no clássico.

Com o sistema defensivo acertado e a entrada do Estrada no meio o time criou muito mais. Consequentemente, bem servido, o ataque apareceu mais, tanto que além dos dois gols ainda colocamos duas bolas na trave e tivemos pelo menos mais umas 2 ou 3 chances claras de gol.

Daqui pra frente teremos a mesma situação do clássico, ou seja, a desvantagem de precisar vencer para seguir em frente. Contra a Chapecoense a situação será idêntica e imagino que o Silas mantenha o mesmo esquema, apenas com o Pará ou Romano no lugar do Julinho (que está precisando jogar com mais seriedade) e o Acleisson no lugar do Marcinho Guerreiro pois também tem uma marcação firme e precisaremos disto lá no Oeste.

Depois teremos o São Paulo pela frente, no jogo fora de casa até entenderei se o Silas fechar um pouco mais o time, mas em casa temos que manter o esquema do clássico. E se passarmos pela Chapecoense enfrentaremos o Criciúma, a primeira na Ressacada, e o a situação será a mesma, precisaremos vencer para ter alguma vantagem no jogo de volta lá.

Tanto criticamos o Silas e agora é hora de elogiá-lo pois percebeu a necessidade, apesar demuito solicitada anteriormente, de mudar o esquema, foi perfeito na organização do time e achou o formato ideal para conseguirmos avançar. Que continue com este time que temos condições de brigar pelo Tri.

Nenhum comentário: