sábado, 11 de abril de 2009

A polêmica farra do boi

Sei que o assunto é muito polêmico.
Boa parte da manezada defende por tratar a farra do boi como tradição. 
Quando era criança fui muito nas farras do boi no Itacorubi. Era diferente, um espaço grande, cercado e que o próprio pessoal que "brincava" tratava de organizar e proteger o boi dos que queriam maltratá-lo.
A farra do boi foi proibida há alguns anos e apenas em locais escondidos aqui na ilha ainda se faz a "brincadeira", a maioria das vezes soltando na rua, já que não se pode mais fazer os mangueirões.
Sempre defendi a liberação da farra, por tratá-la como uma tradição, uma brincadeira, como eu presenciei por anos. 
Mas as coisas mudaram. Hoje se vê muito maltrato pela TV. Claro que sei que a TV tem a intenção de mostrar apenas o lado ruim, como já era quando eu ia e via que não era nada daquilo.
Mas quero entrar neste assunto. Por que que a TV, principalmente a rbs, faz tanta campanha contra a farra do boi, e quando acontecem rodeios por aqui, eles fazem matérias enaltecendo o evento.
Afinal, farra do boi, rodeio, gineteada, vaquejada, todas estas "brincadeiras/tradições" são o mesmo tipo de prática de maus tratos aos animais. Em um se corre atrás, em outro se laça um filhote, em outro se amarra o saco do animal, etc.
Ah, mas estes outros "eventos" tem patrocínio, tem dinheiro para anunciar e fazer matérias na TV, e quem paga não pode ser criticado (temos um exemplo muito bom destes no futebol).
Vi vários outdoors na cidade dizendo que o estado de SC teve que pagar multa de mais de 1 milhão por causa da farra do boi, pedindo que não fosse praticada e que fosse denunciada.
Será que os estados de SP, RS, PR, MT, também foram multados? Afinal em todos estes acontecem rodeios que maltratam os animais.
Não estou aqui querendo defender a farra do boi, mas assim como faço com o AVAÍ, pedindo tratamento igual, gostaria de saber por que só a farra do boi é proibida e o rodeio, caquejada, gineteada, etc., não são.

2 comentários:

Lu disse...

Pois, a minha grande dúvida é: porque proibir e fazer toda a polícia do estado ficar em função disso?? por que não legalizá-la, permitir que se faça em locais apropriados, que se compre ingresso, que tenha segurança, e que se algum infeliz resolver maltratar o boi vai ser facilmente identificado e preso??!?
Não sou contra nem a favor da farra do boi, mas acho uma palhaçada isso tudo, principalmente o fato de todo o efetivo da polícia ser deslocado para procurar bois enquanto pessoas morrem na porta de casa, ou em tiroteios em casas noturnas...

Seu Zé disse...

Sou gaúcho e como tal gosto de Rodeios, gineteadas, concurso de laços, carreiradas, e por conseguinte defendo a Farra do Boi, nos moldes que era antes de ser proíbida, explico:quando era livre, os farristas se preocupavam em se defender dos ataques do boi em lugares previamente demarcados ou mesmo a campo aberto, só que os espaços eram maiores e as familias, na maioria participavam também. Hoje, com a proibição os farristas tem que se preocupar com a polícia que os ataca mais que o próprio boi e com poucas chances de escaparem de no mínimo assinarem um termo circunstanciado, sem contar que os espaços diminuiram e campo a fora não é mais possível porque a selva de pedra se expande. Vamos criar mangueirôes e oficializar esta tradição, ou então proibir as outras manifestações populares, tradicionais em outros estados.
Tratamento Igual.
Abraços e Feliz páscoa a todos