segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Filas

Dia 25/12, ao contrário dos turistas que chegam em Floripa para curtir as praias, saí cedo em direção à Porto Alegre para passar alguns dias com as família da minha esposa.
Como faço o caminho contrário do movimento, pouco depois do meio-dia estava chegando lá. Mais ou menos 6 horas de viagem.
Sábado fizemos o caminho contrário. Saímos cedo, 7:30, passamos em Torres para deixar minha cunhada e sobrinha e almoçar e 13:30 estávamos pegando a BR-101 novamente. Imaginei que mesmo com chuva, umas 18:00 estaria em Floripa pois este trajeto (Torres-Floripa) levo em torno de 3 a 4 horas.
Viagem tranquila até Tubarão. Mesmo com chuva andávamos bem. Eis que começam a aparecer os primeiros obstáculos. Filas que começam do nada e terminam também do nada. Não consigo entender como pode acontecer de ficar parado, com o carro desligado, uns 10 minutos e depois a fila começar a andar e a gente vê que não tinha nenhum motivo para ter fila, só pode ser por burrice de que a estava puxando.
Mais pra frente havia motivo para parar, pista alagada, água pela metade da roda, aí realmente tinha que andar devagar. Os espertos que passaram rápido perderam as placas dianteiras.
Mais pra frente uma pedra do tamanho de um carro rolou morro abaixo e interditou a pista mas quando passamos já haviam colocado a pedra no acostamento.
Depois era sempre a mesma coisa. Fila parada, do nada começava a andar e em seguida parava de novo, sem nenhum motivo.
Ah, tem um motivo sim, mas não que justifique tanta tranqueira. Sempre tem um istepô que acha que é melhor que os outros, que vê todo mundo bonitinho respeitando a fila e acha que pode ultrapassar pelo acostamento. Várias vezes quase meti o carro em cima. 
Minha paciência já tinha ficado em Tubarão, eu olhava pro lado e via aquelas placas pretas daqueles gringos desgraçados ultrapassando pela direita e eu quase endoidava.
Resumindo, saí de Porto Alegre as 7:30 e cheguei em casa as 23:30.
É mais ou menos a mesma coisa que pegar 10 filas de um jogo AVAÍ X Flamengo, saindo 1 hora antes de começar o jogo, em apenas um dia.
Pior é que vendo o Estúdio SC de ontem percebi que fizemos uma ótima viagem. Se tivéssemos atrasado mais uma hora na saída de Torres talvez ainda estivéssemos na estrada, está tudo trancado até agora e a previsão de liberação total da BR-101 é quarta-feira.

Nenhum comentário: