sábado, 9 de janeiro de 2010

Era uma vez um estádio familiar...

Ontem falei que estávamos prestes a ter um estádio mais violento sem a presença das famílias. Conversando com o amigo Rafael do TvBlogueiro, concordamos no seguinte ponto que agora quero explicar.
Com o aumento absurdo da mensalidade de mulheres (de 60% para mais) e de crianças (chegando a 200%), fatalmente haverá um abandono em massa deste público tão importante e festejado por todos os torcedores.
No geral as mulheres vão aos jogos para acompanhar seus parceiros ou amigos. Até gostam de futebol e do AVAÍ, mas deixar de ir aos jogos não vai lhes "tirar pedaço", ao contrário do que acontece com os homens (que chegam a ser meio doentes por este tal de AVAÍ) e que muitas vezes fazem coisas absurdas para acompanhá-lo, inclusive comprometendo suas finanças.
As crianças vão acompanhando seus pais. São o futuro da nossa torcida. Já ficamos muito tempo fora da Série A com o nosso principal adversário ocupando esta posição, agora que a situação se inverteu temos que aproveitar para abocanhar a maior parcela de pequenos torcedores possível, mas para isto é preciso incentivar a ida dos pequenos ao estádio, e o AVAÍ está fazendo justamente o contrário. Outro fato é que as mulheres no geral tem muito mais habilidade com as crianças que os homens e por isto é importante que elas frequentem os estádios para cada vez termos mais a torcida mirim junto.
Com isto as famílias se afastarão cada vez mais da Ressacada, sem mulheres, sem crianças, sem aqueles que gostam do time mas que vão mais na empolgação da turma, restringindo o público aos fanáticos, aqueles que nunca abandonaram o clube, mas que também não passam muito de 5 mil pessoas.
Sem a presença das famílias o que pode acabar acontecendo é que os homens irão sozinhos para os jogos, chegarão antes para tomar alguns kisucos, entrarão mais "empolgados" no estádio e qualquer coisa será motivo para exaltação. Como não terá ninguém que iniba sua vontade de extravasar, o fanatismo pode falar mais alto e um estádio que sempre foi famoso pela paz e beleza da sua torcida, acabar se transformando em um reduto quase que somente de homens e possivelmente mais violento.
Com certeza não é isto que queremos para o nosso clube e para nossa torcida.
__________________________________
Fotos: www.avai.com.br / galeria Nosso Amor é Azul

Um comentário:

Anônimo disse...

Sandro... Na real o Avai com essa medida vai perder não só as mulheres e as crianças, com toda certeza os marmanjos também, eu sou um, já está decidido, não vou mais, nem que agora abaixem para R$10,00 as mensalidades, sei de conhecidos e parentes que rasgaram o boleto de raiva. Sem falar que no ano de 2009 a diretoria também ignorou os torcedores comuns, vários amigos que às vezes chegavam em minha casa e eu tinha até vergonha de convidá-los a irem comigo ao jogo, pois não eram sócios e teriam que desembolsar R$ 50,00 o ingresso mais caro do país.