segunda-feira, 16 de março de 2009

Carta Aberta sobre a atuação da PM

Humilhação! Isto foi o que a PM fez muitos torcedores AVAIANOS passarem no clássico de domingo.
Não falo nem da arbitrária retirada de uma simples faixa colocada no parapeito do Setor B. Isto foi um absurdo.
Falo da agressão e humilhação de um grande amigo meu. Torcedor assíduo e pacífico, que comparece a todos os jogos com seu pai e seu sobrinho. Um trabalhador, pai de família, uma pessoa da paz.
Na chegada do ônibus com a delegação do figueirense, ao passar pela entrada do setor B da Ressacada, onde fica a torcida AVAIANA, vários torcedores fizeram gozações a respeito do rebaixamento do rival. Atitude comum numa torcida, muitas vezes repetidas pela torcida rival em anos que estávamos na Série B.
Uma viatura do GRT que vinha escoltando o ônibus, ao se deparar com a torcida, parou o automóvel e seguiu escoltando a pé. Ao ouvir estas brincadeiras, um policial veio com toda fúria para cima destes torcedores, e agrediu este meu amigo com o cacetete, enfiando-o em sua barriga e tentando desferir outro golpe em sua cabeça. Sorte que ele teve o reflexo de colocar a mão no seu rosto, senão poderia estar neste momento no hospital. Detalhe que ele tentou identificar o policial mas este estava sem identificação na sua farda.
Sua reação foi de correr em direção às catracas. Lá outros policiais o seguraram e queriam algemá-lo, como se fosse um bandido. O policial do GRT gritava pra levarem-no para ele pois queria dar um "jeito". Passou por todas as humilhações imagináveis. Falavam que ele iria preso, que não iria assistir o jogo e que iria para justiça itinerante. 
Pediu então que chamassem seu pai e seu sobrinho. Seu sobrinho de 10 anos chegou chorando pois também tinha apanhado da polícia, com um soco na barriga e com o cacetete nas pernas.
Quando estavam sendo levados, avistou o Tenente Coronel Newton, explicou a situação e este o liberou para assistir o jogo e procurá-lo segunda-feira no 4° Batalhão.
Este foi o ocorrido. Não é de se indignar com toda esta humilhação apenas por ter feito uma gozação com o time adversário?
Ora, a polícia precisa nos dar segurança e não nos atacar, nem nos causar horror. Se este policial que estava totalmente descontrolado torce para o time rival, ele deve ser ético na sua profissão pois lida com pessoas, e não exacerbar sua paixão, agredindo cidadãos de bem. É preciso que se tenha espírito esportivo. Quantas vezes sofremos gozações? Mas futebol é isto, senão não seria um esporte tão apaixonante.
A Polícia Militar de SC é uma entidade respeitadíssima em todo Brasil. Sua credibilidade é enorme com toda população do Estado. Sempre tiveram todo respeito que merecem por combater à criminalidade, ajudar os necessitados e dar segurança à população, mas neste jogo ficaram evidentes falhas enormes por parte de alguns maus profissionais.
A imagem da corporação não pode ser afetada por estes poucos que tratam pessoas como animais selvagens, mas é preciso que se tome uma atitude pois a população não pode ter medo da Polícia. Tem que ter é respeito pelas pessoas que garantem a nossa segurança contra bandidos, baderneiros e desocupados.
Este meu amigo ainda não denunciou isto por medo de possíveis represálias, seja em jogos, seja em qualquer lugar.

Nenhum comentário: