terça-feira, 5 de maio de 2009

Carta ao Secador

Recebi por e-mail do Luis Eduardo Nunes, gostei e posto aqui para vocês.

Carta ao secador

Oi secador! Sei que você está put%$# ao ler esse texto, mas não podia deixar de escrever para você meu ilustre secador. Ó secador, me diga.... O que te faz triste? O que faz você perder o domingo? O que faz você torcer por um time que não seja o seu? O que faz você vibrar por um gol que não seja o do seu time?

Tem coisas que eu ,realmente, compreendo e sei o que se passa na sua cabeça secador. Ano passado você fez o seu papel, secou ferrenhamente e esqueceu o que acontecia com o seu time, mas isso eu posso compreender. Secou todos os nossos jogos. Seu time fez corpo mole para que não entrássemos no quadrangular. Invadiu nosso vestiário para agredir nossos atletas e você apanhou com merecimento. Pixou nosso portão.É secador sei que ano passado você pensou, “faz quase trinta anos que eles não jogam a série A”. Sei o que passou, domingo, na sua cabeça “faz mais de 10 anos que eles não ganham um título”.

Ó... meu grande secador o jogo foi uma maravilha, pois a partida já começou no treino de sexta-feira (1° de maio), onde tínhamos quase 5mil vozes cantando e empurrando nosso time para que no domingo celebrássemos o fim de um campeonato perfeito.

O jogo começou e você, secador, ficou com os olhos grudados na TV, a orelha no rádio, a mão no churrasco e camisa do seu time. Aí veio a sua alegria, aos 9 minutos do primeiro tempo o time que você torceu abre o placar, sendo que o empate bastava para a conquista do título na casa do adversário. Enquanto você ria de felicidade a estrela do craque começava a brilhar. Em um passe da intermediária, com efeito contrário,pois assim a bola pararia e não correria ao quicar no tapete verde, Marquinhos lança e o predestinado Evando marca mais um gol histórico no Aderbal Ramos da Silva. Nosso time continuava a jogar bem, mas você, secador, insistia em secar. Na seqüência do lance, onde o jogador adversário deu uma cotovelada no nosso jogador, Marcus Vinicius foi expulso (44 minutos). E assim acabou o primeiro tempo. Nesse momento você já subiu mais umas 12 latas para o congelador, esfregou as duas mão como quem está feliz da vida, afinal há um empate, um jogador a mais em campo, e “seu time” (adoro a união dos times pequenos de Santa Catarina) está com uma mão na taça.

Começa o segundo tempo de jogo e o time da casa continua dando um banho de bola no adversário, mas você, secador, teima em secar. Aos 5 minutos, Leo Gago cobra falta e vira o marcador no Aderbal Ramos da Silva e mostra porque nosso time tem uma estrela no peito e é o único representante catarinense na série A do futebol brasileiro. Você pensa, “só um golzinho tira a taça” e continua a secar. Aí o craque voltou a brilhar, o baixinho Caio (que jogador, hein secador?) leva no fundo toca para o meio e o Iluminado Evando ajeita para o Galego da Serraria e ele coloca lá no fundo, aos 34 minutos da etapa complementar de jogo. Pronto! Acabou a primeira parte da batalha.

Vamos para a prorrogação, mas não perca as contas. Você, secador, continua insistindo que ainda dá, pois um simples gol dá novamente a taça para o “seu time”.

Começou a prorrogação. Você, secador, seca, mas vê o time que você seca abrir o placar da prorrogação aos 8 minutos. Novamente ele, o chamado por muitos de amarelão, pipoqueiro, fraco, acabado, etc faz nosso gol. Em um cruzamento de Lima, Marquinhos para no ar e no contra pé do sistema defensivo adversário, de cabeça, estufa a rede inimiga. Você, secador, não viu ele mancando na comemoração, mas eu vi! Nesse momento abro um parênteses, quarta-feira (29 de abril) eu estive lá no Aderbal e vi ele se tratando e sabia que iria para o sacrifício, nosso craque provavelmente ficará de 2 a 3 rodadas fora dos gramados devido a sua contusão.

Agora voltamos à prorrogação. Aos 12 minutos, Lima solta um chute e, com o desvio do zagueiro, a bola vai no ângulo do adversário. E aos 14 minutos, Ferdinando solta um canhão alá Carlos Alberto Torres e faz o terceiro gol da prorrogação.

A essa hora você, secador, já está colocando o pijama e vê que não tem jeito, pois o único representante catarinense da série A do campeonato brasileiro, será campeão dentro de casa e dando um chocolate no adversário. E ocorre o inusitado! A torcida já cantava “É campeão!” e não existia mais nada que fizesse a torcida parar de cantar. Aí o Lima pega a bola e sofre pênalti. A torcida pede pelo goleiro... “Martini...Martini...Martini” e ele vai... Cruza o gramado e faz aquilo que um goleiro de verdade sabe fazer que é bater um bom tiro de meta. A bola vai longe do gol, mas a torcida aplaude e você, secador, provavelmente está rolando na cama com a cabeça cheia, pois o “seu time” não foi campeão e ainda tomou um chocolate.

Placar final de 6 X 1. Avaí Campeão Catarinense de 2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alessandro, meus parabéns pelo que escrevesses nesse espaço. Olha sabes que hoje todos sabemos o amor que tens pelo Avaí e provas isso colocando no papel aquilo que aprendesses ao passar do tempo.
Estás hoje curtindo um momento de muita felicidade com toda a torcida do Avaí.
Como disse o Obama: TU ÉS O CARA, pois sempre acreditasses no teu Avai.
Sabemos que a caminhada não vai ser fácil e também sabemos que a partida que nossos heróis fizeram no domingo não será fácil de repeti-la, mas com a torcida dando o apoio necessário e que mostrou na última sexta feira, o time irá dar tudo de si para não decepcionar essa massa azul.
Volto a te parabenizar.
Um abraço.