sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ranking da Placar

Ontem vi no blog Resistência AVAIANA e no De Virada que a revista Placar divulgou uma pesquisa com o ranking das torcidas no Brasil. O enfoque dado por eles logicamente foi na torcida catarinense.
Infelizmente a torcida do AVAÍ é a 7ª maior EM SC, mesmo sendo a maior DE SC. Flamengo, Vasco, Corinthians, Inter, Grêmio e São Paulo estão na nossa frente.
Vejo 3 motivos básicos para esta nossa posição, atrás de times que não são de SC e que a maioria que torce nunca nem os viu jogar ao vivo.
A primeira é a, ainda forte, influência dos times cariocas devido à época que o pessoal daqui que gostava de futebol era obrigado a acompanhar por rádios de fora. Todo mundo tinha 2 ou 3 times, sendo que o daqui, mesmo podendo ir a todos os jogos, era sua segunda ou terceira opção. Isto se justificava há alguns anos, hoje não se justifica mais. E aqui em Floripa felizmente se vê uma alteração de comportamento. A maioria torce apenas pelo time local.
A segunda é devido à tão badalada qualidade de vida de Florianópolis que faz cada vez mais que as pessoas queiram morar aqui. A Ilha está repleta de gaúchos, paulistas, paranaenses e cariocas, e na hora de uma pesquisa a pessoa vai citar o seu time do coração, por mais que acompanhe o AVAÍ sempre que jogue em casa, por exemplo.
A terceira talvez não tenha sido levada em conta nesta pesquisa, já que não sei a faixa-etária que foi pesquisada, mas o fato de não termos conquistado qualquer título num período de 11 anos acaba desmobilizando os torcedores mais novos, como muito bem citou o Gérson no blog AVAIXONADOS. Nesta questão eu e muitos outros fazem seu papel que é incentivar, dar camisa, bola, etc., levar em jogos (pagando a tradicional pipoca, cachorro-quente, pastel, refri, etc.) como o meu tio fazia comigo e com meus irmão e primos.
Espero e torço muito que nas próximas pesquisas, talvez daqui uns 5 anos, já tenhamos conseguido mudar esta situação que é vergonhosa para o nosso estado. Tenho certeza que na capital isto já está muito mudado, mas no interior também tem-se que valorizar o que é daqui. Não quer dizer que não possa acompanhar campeonatos de fora e ter simpatia por este ou aquele time, mas quem nasceu aqui não tem motivo para ser torcedor "preferencialmente" de um clube de fora.

5 comentários:

Diego F. DAmiani disse...

Olá Alessandro.
Gostei muito desta teoria histórica-sociológica que você fez para explicar o motivo de a torcida do AVAI estar na 7 colocação em torcida, segundo a revista Placar.
Valeu!

Unknown disse...

Pois é Diego, sabes como o tio fez bem este trabalho conosco pois somos todos AVAIANOS.
Saudações Azurras,
SAndro

Valeci. disse...

Meu caro sobrinho!
Concordo com tudo que escrevesses em teu blog.
Pois hoje temos muitos torcedores avaianos, porque quando todos vocês eram pequenos,eu os incentivava, não só a torcer para o AVAI, mas Vasco e Corinthians, pois há alguns anos atrás nossos times catarinenses não tinham muito destaque.
O tradicional era torcer por times do eixo Rio-São Paulo.
Foi a partir da década de 70 que começou mesmo a rivalidade Avai/Figueirense quando os times disputaram uma melhor de três para ver quem iria representar SC no campeonato brasileiro.
E, com o crescimento de vocês começou a crescer a simpatia pelos times catarinenses.
E, hoje temos no caso o Diego, meu sobrinho torcedor do Avaí, sendo que toda a sua família, a maioria são torcedores do figayra com excecão de sua vó paterna, dona Nelsa, que é torcedora Avaiana.
Outro foi o Rafael P. Cardoso, nosso torcedor também AVAIANO, cuja família e toda torcedora do time rival, e eu com trabalho de base conseguir levar o menino para as cores azul e branco.
E, fazendo assim que vamos aumentando nossa torcida.
Mas, com a conquista desse titulo, com certeza aumentará e muito o numero de torcedores do Azul e Branco.
Lá pelos lados do Pantano do Sul, já fiz mais torcedores avaianos, levando camisa, bandeiras avainas e assim aumentando o nosso numero.
Um abraçao e que no final da tarde de domingo possamos estar mais tranquilos com uma surpresa lá pelos lados dos pampas.
Que o Gui e o Daniel nos traga boas notícias lá de POA.
Até ++++++++++++

Seu Zé disse...

Sandro...
Esta ideia eu já postei em um comentário que fiz em fevereiro.
Vc reforçou muito bem agora, adotar um pequeno torcedor é a melhor e mais fácil maneira de se recrutar torcedores.
Avaianos adote esta ideia, dá certo, eu tenho absoluta certeza.Já fiz isso em outros tempos.
abraços

Diego Damiani disse...

"E, hoje temos no caso o Diego, meu sobrinho torcedor...Outro foi o Rafael Cardoso,também AVAIANO, cuja família e toda torcedora do time rival, e eu com trabalho de base conseguir levar o menino para as cores azul e branco."...
O trabalho do tio VAleci se equivale a daqueles missionários, angariando futuros fiéis...Isso aí tiozão!