quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sexta batalha

É hoje! O clássico maior de Santa Catarina será realizado no Remendão nos estreitos.
Estamos na terceira colocação podendo chegar à liderança se vencermos e o Jec tropeçar. Já o adversário está na vice-lanterna e pode ganhar umas três posições chegando no máximo ao meio da tabela.
É indiscutível que estamos numa melhor situação e que temos um grupo mais qualificado, mas num clássico isto pouco importa.
Na verdade em qualquer disputa, o time mais qualificado se sobressairá se conseguir pelo se igualar ao adversário em termos de vontade e determinação, e isto é uma verdade ainda mais absoluta quando tratamos de um clássico. Inclusive, nos clássicos, quem está numa situação pior na tabela costuma se sair melhor justamente por entrar mais motivado e pressionado na partida.
Clássico é um jogo totalmente atípico, que mexe com os clubes e com a torcida em níveis altíssimos. Quem não está nervoso com esta partida? Por mais que estejamos sendo considerados favoritos, todos tem uma dorzinha de barriga quando se fala a tal palavrinha "clássico". Eu já acabei com as minhas unhas.
Se somos favoritos, isto não passa de teoria. O favorito será o que entrar mais motivado e determinado a vencer. Se os dois se igualarem neste quesito, aí sim entra a qualidade do grupo, e daí eu concordo que somos favoritos, mas antes disso a vontade tem que prevalecer.
Ah, ia me esquecendo de um fator que costuma ser determinante em clássico (90% contra nós), a arbitragem. A Fcf escolheu a dedo o árbitro: Célio Amorim, este mesmo que não costuma fazer boas atuações nos jogos do AVAÍ, como foi naquele jogo contra o Criciúma em 2008 e em um clássico no mesmo Remendão quando não deu um pênalti para nós com menos de 5 minutos de jogo. Espero que ele apite com a maior isenção possível.
Agora é entrar com todo gás nesta partida e não perder a concentração. E é claro, uma pitada de sorte não faz mal a ninguém.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Clássico foi uma sacanagem que o Avaí tem que abrir o olho, basta ver o jogo pelas filmagens, aponto o que segue:

- Os gandulas no clássico foram orientados para retardar o máximo se o Figueirense tivesse ganhando e agilizar quando perdendo, fizeram de acordo com a orientação;

- Goleiro que retarda jogo só leva amarelo, o Wilson fez cera e só um amarelo, pois nunca vi explusão de goleiro por cera e não seria o Célio Amorim que não gosta do Avaí que iria expulsar;

- Tinha jogador do Leão que andava em campo com sangue frio, sem vontade, faltou motivação e eles estavam motivados pelo Diário Catarinense (matéria "Golias e Davi") e o Colunista Roberto Alves ("O Paulo Brito disse que o Avaí vai golear"), a imprensa motivou o Figueirense descaradamente;

- Célio Amorim não marcou um penalti claro e que iria expulsar o jogadar do Figueirense que já tinha amarelo, além de várias faltas, muita descaração, sem falar que o Wilson fez e desfez para retardar o jogo e nada de segundo amarelo e expulsão. Tem que vetar este arbítro que prejudica sempre o Avaí.
- Zé Carlos saiu mal no segundo gol do Figueirense;
- Estamos sem alas direita e esquerda, além da referência no ataque que falta, começa a me preocupar...

Deixo a seguinte pergunta:

a) será que a LA Sport tá querendo investir no Coritiba e deixar um pouco o Avaí como está?

b) o pessoal do PFC e da RBS não quer reconhecer estatisticamente os dois jogos oficiais pela Copa Santa Catarina que o Time B do Avaí do Figueirense ano passado (2009), tanto no Scarpelli como na Ressacada.