terça-feira, 18 de agosto de 2009

A evolução nas alas azurras

O time melhorou porque o Eltinho entrou no lugar do Uendel ou o esquema de jogo adotado que favorece as características do ala? O time passou a jogar mais pela direita porque o Luiz Ricardo tem mais qualidade para atacar que o Ferdinando ou o esquema que favorece as subidas do ala?
O Eltinho realmente está numa fase excelente, marcando muito bem e atacando melhor ainda. Tem sido importantíssimo no esquema tático ali pela esquerda pois rouba muitas bolas (é o nosso principal "ladrão", juntamente com o Émersom mas com menos jogos) e sai na velocidade para o ataque, deixando as defesas adversárias apavoradas juntamente com o Muriqui. Assumiu a posição e está dando conta do recado com sobras.
Mas será que ele é assim tão melhor que o Uendel ou o fato de o esquema tático ter mudado juntamente com a sua entrada influenciou neste melhor rendimento da ala esquerda? Só quando ele não jogar por algum motivo que saberemos esta resposta, mas ainda acredito que o Uendel também renderia mais nesta forma de jogar já que este jogava mais preso, se preocupando muito mais em defender do que em atacar.
Da mesma forma vem acontecendo pelo nosso lado direito. No ataque o Luiz Ricardo não estava funcionando. Até jogava bem, preparava a jogada para os companheiros mas não conseguia fazer gols. E um atacante vive disto. Então o Silas o deslocou para a lateral e já no segundo jogo ele apareceu de surpresa no ataque e guardou o dele contra o Sport. Está jogando bem e fazendo o que esperamos dele.
Jogando com 3 zagueiros ele fica muito mais livre para atacar. Na verdade ele joga mais de ponteiro-direito do que de lateral. Volta para ajudar mas não faz uma marcação muito efetiva. O Ferdinando já tinha mais preocupação defensiva e realmente marca muito melhor, mas também é mais afoito e acabou fazendo 3 pênaltis (apesar de apenas 1 ter sido realmente pênalti).
A ala direita também melhorou em consequência da mudança de esquema tático, tanto que pouco se fala do Medina. Mas você não acha que o Ferdinando poderia render mais do que rendia neste esquema também?
Mas também é inegável que a consitência dada à nossa defesa com três zagueiros e com o Ferdinando de volante no lugar do Marcus Winícius tem deixado nossos alas com muito mais tranquilidade para se juntar aos meias e atacantes em busca dos gols que precisamos.

2 comentários:

Felipe Matos disse...

Bela visão estratégica de Silas, hein! ele é o cara... ehehe abs!

Alexandre Carlos Aguiar disse...

O Avaí faz uma variação de 3-6-1 na defesa para 3-4-3 no ataque.

Por isso que o meio de campo está sempre bem povoado pelos nossos jogadores, pois estamos jogando na famosa formação inglesa, o tal back line.

Isso favorece uma boa recuperação quando o time é atacado e logo coloca 2, 3 ou 4 jogadores na cara do gol quando vamos pra frente.

Tudo isso só foi possível graças ao bom preparo físico executado pelo Buck.

A continuar assim e se ninguém sair do time, seja por contusão, cartões ou mesmo venda, nós vamos muito longe nesse campeonato.