quarta-feira, 29 de julho de 2009

Humildade e pés no chão

A maioria deve lembrar das entrevistas do Silas após os jogos no ano passado, sempre ressaltando a nossa pontuação em relação ao primeiro clube fora do G4. Sempre falava: hoje abrimos 3 ponto, 4 pontos do primeiro que não sobe. E esta filosofia foi levada até o final. Sabíamos mais ou menos a pontuação que precisávamos alcançar para subir, e a própria torcida fazia contas baseada nesta pontuação, mas a comissão técnica, pelo menos nas entrevistas, considerava rodada a rodada. E isto foi muito bom pois evitava a euforia de comemorar que faltavam apenas 10, 15 ou 20 pontos.
Nesta temporada acho que temos que pensar da mesma forma. Se 44 ou 45 pontos nos livram do rebaixamento, isto é muito bom sabermos, mas o importante hoje é estarmos fora do G4 da morte. Hoje quem encabeça este G4 é o Sport, com 13 pontos. Estamos com 6 pontos de vantagem, o que é uma vantagem considerável. Por mais que a imprensa faça pesquisas e insinuações de que temos que alcançar Sulamericana e até Libertadores, temos que ter os pés no chão e a humildade para entendermos que no primeiro ano é complicado, nosso time tem limitações tanto técnicas como financeiras, e o nosso objetivo tem que ser sim fugir do rebaixamento, e por enquanto estamos alcançando a nossa meta.
Quando alcançarmos os tais 45 pontos, e estivermos virtualmente livres do descenço, aí sim poderemos pensar em objetivos maiores como uma Sulamericana.
Uma vez eu estava conversando com um grupo de torcedores e o presidente Zunino estava junto. Naquele ano o Jec ainda não era um time fora de série, disputava a Série B, e desde o início só falavam que subiriam para Série A. A falta de humildade os levou para Série C e todos sabem qual o final da história, nem na Série D eles estão. Um certo time do outro lado da ponte também fez algo semelhante, mesmo estando prestes a ser rebaixado no ano passado, a cada entrevista que davam o discurso era sempre o mesmo, que o objetivo era a Sulamericana. Deu no que deu.
Por isto acho que o pensamento do time está perfeito. Primeiro vamos pensar em fugir do rebaixamento, depois o que vier é lucro.

Um comentário:

Acácio Carreirão disse...

Alessandro,

Parabéns pelo comentário! Realmente temos de focar na fuga do rebaixamento, jogando com muita seriedade. O que vier a mais é lucro.

Um forte abraço,
Acácio