terça-feira, 7 de julho de 2009

Mais uma vez a arbitragem no nosso caminho

Para torcida barbie isto não passa de choro de perdedor, mas mais uma vez somos obrigados a reclamar da arbitragem. Muitos dizem que temos que nos acostumar pois vai ser sempre assim, o time maior será sempre beneficiado. E é exatamente isto que vem ocorrendo, dos nossos 9 jogos até agora fomos prejudicados em 7, salvando-se apenas as arbitragens do jogo contra o Atlético-MG e São Paulo. Em todos os outros, os critérios foram totalmente desiguais, não dando pênaltis claros a nosso favor e dando duvidosos contra, minando nosso time de cartões amarelos, amarrando o nosso time, dando faltinhas na frente da área para o adversário entre outras diferentes formas de interpretação de lances para um lado e para o outro.
Mas o que este cidadão fez no jogo de domingo foi um absurdo. Não nos deu um pênalti quando estava 0x0, viu um pênalti inexistente no Obina estando muito próximo do lance. Validou o segundo gol deles em flagrante impedimento. Depois, quando o nosso time já estava entregue, veio o tiro de misericórdia. Quando sofríamos faltas ele deixava o jogo correr, mas qualquer encostadinha nos jogadores do Palmeiras era marcado falta. Quando o Diego Souza deu um tapa no rosto do Marquinhos e ele parou o lance pensei que teria pulso para expulsá-lo, mas deu apenas o amarelo e deixou o Diego bater o restante do jogo. Aliás, fizeram rodízio para bater no Marquinhos e o árbitro fez vistas grossas. Além é claro da expulsão do William no intervalo. Pergunto, será que se fosse um jogador do Palmeiras ele teria tido a mesma atitude? É lógico que não.


Quando vi que o Roman havia sido escalado senti calafrios. Cheguei a postar isto aqui no blog. Depois daquele escândalo de corrupção na arbitragem paranaense em 2005 (que ele próprio denunciou), fico com um pé atrás quando árbitros daquele estado são escalados para jogos do AVAÍ.


Outro fato interessante é que mesmo o AVAÍ sendo claramente prejudicado, a nossa imprensa pouco falou sobre o assunto. Contentou-se a comentar depois do jogo e pronto. Ontem nem se tocou no assunto quando os gols foram reprisados na TV. Parecia que a arbitragem tinha sido normalíssima. Engraçado que quando é com um outro time tricolor por aí o assunto é exaustivamente debatido e explorado na TV.


O AVAÍ precisa tomar uma atitude em relação às arbitragens. Temos que fazer uma reclamação formal à comissão de arbitragem, CBF ou para quem for mais propício. Não podemos ficar reclamando só por aqui que não vai adiantar. Quem sabe fazer um DVD com os lances de arbitragem, mostrando erros capitais mas também a diferença de tratamento que os árbitros estão dando a lances semelhantes durante as partidas quando são para o AVAÍ ou para o adversário. Se ficarmos calados isto se repetirá até o final do campeonato.


Já estou chegando a conclusão que o Silas tem razão quando pede um medalhão. Pelo menos assim os árbitros terão um pouco mais de respeito na hora de apitar. Pensarão duas vezes antes de usar dois pesos e duas medidas. Precisamos agir logo, antes que seja tarde demais.

Nenhum comentário: