terça-feira, 7 de julho de 2009

Silas, por favor, escutai-nos

O Silas, sem dúvida, é idolatrado ela maioria da torcida Azurra. E eu me incluo nestes fãs dele. Tem crédito de sobra com a torcida AVAIANA por tudo que já fez pelo nosso time. Desde a ressurreição no estadual de 2008 (quase classificando nosso time desacreditado para as finais), o acesso à Série A, ao título estadual neste ano, além da reconquista da auto-estima do torcedor e de todo trabalho psicológico que faz tanto com o grupo como conosco. É um vendedor de sonhos. Minha esposa é fã número um dele, adora suas entrevistas e a forma que ele aborda os assuntos relacionados ao grupo.

No entanto, neste Brasileirão ele tem cometido alguns erros. Algumas escalações que considero equivocadas, assim como grande parte da nossa torcida. Não me interessa o que a imprensa fala, quem eles querem que sejam escalados, mas sim o que eu vejo, e tenho visto um time em campo que não considero ser o ideal.

A torcida vem pedindo insistentemente algumas alterações pontuais nas seguintes posições: lateral direita, primeiro volante e ataque. Não gosto de crucificar jogadores, mas o que está acontecendo é que alguns estão queimados. Sou fã do Ferdinando, mas ele não está passando por uma boa fase, está marcado pelas arbitragens, qualquer jogada é marcado falta, é um tanto imprudente nas jogadas e a torcida já está pegando no pé depois de 3 pênaltis seguidos cometidos por ele. É melhor poupá-lo para que não seja "rifado" de vez e tenha condições de voltar no futuro, afinal é um bom banco já que é polivalente. Para lateral sugiro a entrada do Michel.

O Marcus Winícius teve más fases, fez um ótimo estadual, mas agora na Série A está devendo. Precisamos de um volante mais pegador, que "fungue no cangote" dos adversário o jogo inteiro e que tenha um melhor passe. Também não está com muita moral com a torcida. Seria melhor preservá-lo para quando for necessário, não tem condições de ser titular hoje. Para volante sugiro o Bruno.

No ataque o problema é mais sério. O Luiz Ricardo é esforçado, tem raça, corre o jogo todo, protege a bola, arma jogadas, mas atacante vive de gols e ele não conseguiu fazer nenhum ainda. Parece que não tem força. Acho que seria uma boa opção de banco, mas no ataque precisamos de alguém mais efetivo. Já o Lima, este todo mundo já perdeu a paciência. Precisa ter mais tesão para jogar, tem que se doar e este não parece o perfil dele. Pelo menos o nosso comandante já deixou no ar que as chances dele acabaram.

O Silas tem suas convicções, ou teimosias, mas acho que já está reconhecendo que algumas peças precisam ser mudadas para dar mais motivação ao grupo e uma nova forma ao time que nas últimas duas partidas não vem se apresentando bem. Para o próximo jogo sugiro uma outra opção tática, jogando no 3-5-2. Jogaria com Martini, Émerson, Anderson e Rafael, Michel, Bruno, Léo Gago, Marquinhos e Eltinho, Muriqui e Cristian (ou Odair se tiver condições). Outra formação que me agrada é o Caio no lugar do Rafael, mantendo o 4-4-2. Quando o William voltar de suspensão deve ser o titular do ataque.

O certo é que o time precisa de mudanças urgentes. Medina poderia entrar no decorrer dos jogos para meter uma correria, mas não acho que deva ser titular. Enquanto não temos reforços precisamos jogar com o que temos e acredito que estes são os melhores.

Silas, a torcida pede e a voz do povo é a voz de Deus.

Um comentário:

Lu disse...

Masah... se a Renata é a fã numero um, eu sou a número zero :)
Jogo do Avaí não acaba quando o juiz termina, acaba quando o Silas diz boa noite no final da entrevista ;)